Foto: Reprodução/
Líderes mundiais e políticos dos Estados Unidos reagiram à notícia de que o ex-presidente americano Jimmy Carter, morreu aos 100 anos neste domingo (29). Carter já recebeu o Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho humanitário e enquanto presidente intermediou a paz entre Israel e Egito. A informação da morte do ex-presidente dos EUA foi confirmada pelo Carter Center, dizendo que ele veio a óbito em Plains, na Geórgia, ao lado de sua família.
Presidente dos EUA Joe Biden e primeira-dama Jill Biden
Em uma nota publicada nas redes sociais, o presidente dos Estados Unidos Joe Biden e a primeira-dama Jill Biden escreveram:
“Hoje, a América e o mundo perderam um líder, estadista e humanitário extraordinário. Ao longo de seis décadas, tivemos a honra de chamar Jimmy Carter de um querido amigo. Mas, o que é extraordinário sobre Jimmy Cart
er, no entanto, é que milhões de pessoas em toda a América e no mundo que nunca o conheceram também o consideravam um querido amigo.”
- Presidente do Egito Abdel Fattah Al-sisi: “Neste momento de tristeza, estendo minhas sinceras condolências à família do ex-presidente americano Jimmy Carter, bem como ao presidente e ao povo dos Estados Unidos da América. Seu papel significativo na obtenção do acordo de paz entre o Egito e Israel permanecerá gravado na história, e seu trabalho humanitário exemplifica um alto padrão de amor, paz e fraternidade. Seu legado duradouro garante que ele será lembrado como um dos líderes mais proeminentes do mundo a serviço da humanidade.”
- Presidente da França Emmanuel Macron: “Ao longo de sua vida, Jimmy Carter tem sido um firme defensor dos direitos dos mais vulneráveis e tem lutado incansavelmente pela paz. A França envia seus sinceros pensamentos à sua família e ao povo americano.”
- Presidente da Venezuela Nicolás Maduro: “A República Bolivariana da Venezuela lamenta a morte do ex-presidente dos Estados Unidos da América, Jimmy Carter, e apresenta as suas mais sinceras condolências à sua família e amigos. O antigo presidente Carter era um homem de compromisso comprovado com a paz e o diálogo. As suas contribuições para a política global e a sua dedicação à paz deixaram uma marca inapagável no mundo.”
- Primeiro-ministro do Canadá Justin Trudeau: “O legado de Jimmy Carter é de compaixão, gentileza, empatia e trabalho duro. Ele serviu aos outros em casa e ao redor do mundo durante toda a sua vida — e ele amava fazer isso. Ele sempre foi atencioso e generoso com seus conselhos para mim. Minhas mais profundas condolências à família Carter, seus muitos entes queridos e ao povo americano que está de luto por um ex-presidente e um humanitário de longa data. Que seu serviço altruísta continue a nos inspirar pelos próximos anos.”
- Primeiro-ministro britânico Keir Starmer: “Fiquei muito triste ao saber do falecimento do presidente Carter e gostaria de prestar homenagem às suas décadas de serviço público altruísta. Sua presidência será lembrada pelos históricos Acordos de Camp David entre Israel e Egito, e foi essa dedicação vitalícia à paz que o fez receber o prêmio Nobel da Paz. Motivado por sua forte fé e valores, o presidente Carter redefiniu a pós-presidência com um compromisso notável com a justiça social e os direitos humanos em casa e no exterior.”